Carlos Roriz Silva

Carlos Roriz Silva nasceu em Aracaju-SE, em 18 de abril de 1942, filho de Carlos de Araujo Silva, ferroviário e Maria de Lourdes Roriz Silva, tendo criado oito filhos – sendo Carlos o quinto – não deixando que trabalhassem até que cursassem pelo menos o Colegial. Os filhos estudaram principalmente em escola pública, fazendo o colegial no Colégio Estadual de Sergipe. Cinco fizeram o curso universitário ainda dependendo dos pais. Carlos, mais conhecido como Roriz, cursou Química Industrial (de 1963 a 1966), o mesmo curso do irmão mais velho, Antonio. Em Aracajú, na época não existia a opção para Engenharia Química, que foi criada depois, com a inauguração da UFS – Universidade Federal de Sergipe, no fim da década de 1960.

Em 1968 lecionou a cadeira de mecânica dos fluidos na recém-criada universidade, entrou para AP e no final do ano se casou com Josefa Laurindo Roriz Silva que se formou na Faculdade de Direito no mesmo ano. Ela trabalhava na área administrativa da Faculdade de Economia. No começo do ano de 1969 pediram demissão de seus empregos e foram para a Bahia, e se integraram na produção da área cacaueira (1969-1970).

Passada a fase de vida no campo e prisão (1969-1972), o casal veio para São Paulo em 1973, tendo o autor se empregado neste ano como professor, depois na área de engenharia de projetos. Completou o curso de Engenharia Química e em seguida fez o curso de bacharel em Administração. Com a crise da era Collor, em 1991, Roriz ficou desempregado e através de concurso, tornou-se fiscal de tributos estaduais em Minas Gerais, se aposentando como AFRE – Auditor Fiscal da Receita Estadual em 2012. Enquanto exercia a profissão de fiscal na ativa, fez o curso de bacharel em Direito. Alguns amigos o incentivaram a escrever um livro contando suas experiências de vida, e a criação das Comissões da Verdade foi um incentivo.

Livros de Carlos Roriz Silva

R$72,00
Carlos Roriz Silva
-+